Rincon Sapiência


Mc e beatmaker de SP. Seu rap agrega elementos das músicas africana e eletrônica. O rapper Rincon Sapiência é um artista de destaque na cena musical brasileira. Com a originalidade de suas composições, marcadas por influências das músicas africana, eletrônica, jamaicana e vertentes do rock, desde o ano 2000 ele traduz em versos inteligentes e sagazes as experiências vividas nas ruas da periferia paulistana.

Com a originalidade de suas composições, marcadas por influências das músicas africana, eletrônica, jamaicana e vertentes do rock, desde o ano 2000, o artista traduz em versos inteligentes e sagazes as experiências vividas nas ruas da periferia paulistana desde os anos 80. Abordando questões raciais e sociais no contexto da metrópole, Rincon Sapiência apresenta um rap com clima de positividade, sem prejuízo à postura crítica do discurso, resultado da sua notável fome de rima aliada à sua habilidade nata de jogar com as palavras. Versátil, ele também atua como beatmaker em seus próprios trabalhos.

A universalidade da música e dos temas abordados pelo repertório de Rincon favorecem o seu trânsito em outros círculos que não sejam necessariamente periféricos. Sua forte identidade artística, reforçada por um estilo original, também está presente nos clipes “Elegância”, “Transporte Público”, “Linhas de Soco”, “Profissão Perigo” e “Coisas de Brasil”. Como ator, Rincon contracenou com o ator Wagner Moura no filme “A Busca”, dirigido por Luciano Moura, seguida da participação no filme “Jonas”, dirigido por Lô Polliti, do qual também participaram os rappers Criolo e Karol Conka.

Após a repercussão do EP SP Gueto BR (2013), produzido de maneira independente por ele mesmo, em maio de 2017 Rincon Sapiência lançou Galanga Livre, seu tão aguardado álbum de estreia. Aprimorando a originalidade de suas composições, no novo disco o rapper revela maturidade poética e musical em 11 faixas e mais duas bônus tracks. O disco, lançado pelo selo Boia Fria Produções, contou com coprodução do experiente William Magalhães (Banda Black Rio), entrando para a lista da APCA dos 50 melhores álbuns da música brasileira de 2017 e ganhou dois troféus do Superjúri no Prêmio Multishow daquele ano, nas categorias Melhor Produção Musical e Melhor Capa. Além disso, a premiação também rendeu a Rincon Sapiência o título de Revelação do Ano, reforçado pela sua eleição como Artista do Ano pela Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA). Desde então, Rincon Sapiência tem trabalhado na divulgação do álbum no Brasil e no exterior, período em que também reafirmou a sua versatilidade artística em parcerias musicais com Sidney Magal, Alice Caymmi, Rubel, Drik Barbosa e Iza.

*Prêmio Multishow 2017 de Revelação do Ano
*Prêmio Multishow 2017 de Melhor Produção Musical com o disco “Galanga Livre”
*Prêmio Multishow 2017 de Melhor Capa com o disco “Galanga Livre”
*Prêmio de Artista do Ano 2017 pela Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA)
*Prêmio Bravo! de Cultura 2017 com o disco “Galanga Livre”
*Prêmio Profissionais da Música 2018 de Melhor Artista de Hip Hop

Pagina web http://rinconsapiencia.com.br/
Facebook https://www.facebook.com/rinconzl/ 
Twiter https://twitter.com/rinconsapiencia
Instagram https://www.instagram.com/rinconsapiencia/
Canal no youtube: https://www.youtube.com/user/manicongo01

Publicado por Eva Uviedo

desenho, escrevo, recorto e colo sobre as coisas todas: http://www.evauviedo.com.br

%d blogueiros gostam disto: