A Orkestra Rumpilezz é um orquestra de percussão e sopros criada em 2006 pelo maestro, compositor e arranjador Letieres Leite.

O nome da orquestra resulta da aglutinação dos nomes de três atabaques usados no candomblé (rum, rumpi e lé), com as últimas letras da palavra jazz. “Dos cinco percussionistas da orquestra, três pelo menos são fortemente ligados ao candomblé. São eles que tocam os instrumentos. O rum, o mais sacro, só uma pessoa entre os percussionistas toca”, explica Letieres Leite.
Trata-se de uma orquestra de música popular instrumental que acrescenta à música ancestral baiana uma roupagem harmônica moderna, com percussão de matriz africana e sob influência do jazz moderno. Tanto as composições como os arranjos de autoria de Letieres Leite são concebidos a partir das claves e desenhos rítmicos do universo percussivo da Bahia — com inspiração em grandes agremiações percussivas de Salvador como o Ilê Aiyê e Olodum-, no samba de roda do Recôncavo e no candomblé.
A Orkestra de afro-jazz (inspirada nas “Big-Bands” do Jazz) é formada por cinco músicos de percussão (atabaques, surdos, timbal, caixa, agogô, pandeiro, caxixi) e 14 músicos de sopro (4 trompetes, 4 trombones, 2 saxes alto, 2 saxes tenor, 1 sax barítono e 1 tuba).
A Orkestra Rumpilezz já realizou trabalho com importantes nomes da música: Gilberto Gil, Lenine, Joshua Redman, Arturo O’farrill, Steve Bernstein, Max de Castro, Toninho Horta, Mariana Aydar, Carlinhos Brown,entre outros.